quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Atividades com Ábaco

1)        Os alunos fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;

2)        Colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará pronto. Consequentemente, explicamos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:


Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena
10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.

Ex: 253, 74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.

Em seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Para cada operação iniciamos com exemplos para que os estudantes pudessem ver como ocorreu todo o processo, passando outros a fim de que eles exercitassem e comprovassem que compreenderam o que explicamos. Esses exemplos demonstrações mostraram como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.


Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.


Azteca


Babilônico


Chinês


Egípcio


Grego


Japonês 


Romano


Russo



Nenhum comentário:

Postar um comentário