1)
Os alunos
fincaram os palitos de churrasco na barra de sabão;
2)
Colocaram
algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos. Assim o material já estará
pronto. Consequentemente, explicamos que cada palito representa as unidades,
dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações
facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex: 10
unidades equivalem a 1 dezena
10 dezenas
equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10
centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim
sucessivamente.
Com essas
explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como
podemos ver logo abaixo, com o objetivo de que eles pudessem compreender e
aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os
cálculos.
Ex: 253,
74, 8, 10, 1025, 34, 3221, etc.
Em
seguida introduzimos as quatro operações fundamentais, resolvendo alguns
cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos os processos de
adicionar, subtrair, multiplicar e dividir. Para cada operação iniciamos
com exemplos para que os estudantes pudessem ver como ocorreu todo o processo,
passando outros a fim de que eles exercitassem e comprovassem que compreenderam
o que explicamos. Esses exemplos demonstrações mostraram como os nossos
antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema
de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
Ao
término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes
assimilem mais o conteúdo trabalhado.
Azteca
Babilônico
Chinês
Egípcio
Grego
Japonês
Romano
Russo
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