Dados
Trabalhar com dados
na Educação Infantil é uma boa oportunidade para as crianças lidarem com
quantidade, contagem, percepção visual e espacial, e localização como: em cima,
em baixo e ao lado.
No geral as crianças
gostam de brincar com dados, mas nem todas as escolas dão a oportunidade das
crianças brincarem com esse objeto.
O dado mais comum é
em forma de cubo, com 6 faces, mas há outros mais elaborados que podem ser
usados no Ensino Fundamental e Médio e épossível trabalhar várias operações.
Há um dado, por
exemplo, que é 2 em 1, um dentro do outro, interessante também para trabalhar
as operações matemáticas.
As crianças da
Educação Infantil no geral gostam de dados grandes que podem ser com as faces
coloridas, com figuras, formas geométricas, com representações de quantidades e
numerais.
Cubo colorido – encapado com papel contact
Cubo com numerais
Cubo com as representações das quantidades confeccionado com feltro
Dado convencional
As professoras do
Grupo GEOOM em 2011 mostraram que é possível fazer um cubo com 6 caixas de
leite longa vida e depois encapar com EVA, feltro ou outro material. As medidas
ficam parecidas com a de um cubo e dá para utilizar como tal. Além disso,
pode-se também fazer cubos grandes com papel cartão ou até encapar caixas já
prontas que muitas vezes vão para a reciclagem.
Cubo confeccionado com 6
caixas de leite longa vida e encapado com EVA colorido
É interessante ter
vários dados de diversos tamanhos para as crianças brincarem, empilharem e até
sentarem.
Os dados podem ser
usados em jogos de tabuleiro ou trilha, por exemplo.
Trilha das cores
Usamos também os
dados em brincadeiras que o prazer é jogar e saber quanto deu. A
professora Mônica que participou do grupo durante o ano de 2010, trabalhou com
as crianças da fase 6 o registro numérico e pictórico num cartaz a partir do
jogo com o dado e as crianças gostaram muito.
Ter o dado em sala de
aula pode auxiliar quando o grupo de crianças precisa escolher quem vai
primeiro na fila, ou vai começar primeiro o jogo ou a brincadeira. A professora
Izildinha relatou em 2011 que, no início do ano para trabalhar a
socialização, com o dado, pede para que cada criança jogue e de acordo com a
quantidade de pontos que sair na face superior, ela deve escolher os amigos
para dar um abraço ou um aperto de mão.
Para brincar de jogar
o dado com as crianças pequenas, podemos trabalhar inicialmente do 1 ao 3,
assim o dado terá 2 faces com o número, ou representação da quantidade, de cada
número.
Uma ideia legal
também é trabalhar com os dados de figuras e pedir para as crianças criarem uma
história a partir do que saiu na face, assim podemos trabalhar a linguagem
oral, a criatividade e a imaginação.
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